Pular para o conteúdo principal

10 Dicas Simples Para Reduzir O Consumo Do Combustível Do Seu Carro

 

O aumento do preço petróleo que tem se verificado ultimamente provoca o aumento do preço do combustível (gasóleo ou gasolina). Seguindo alguns passos simples, você pode reduzir a quantidade do combustível que o seu carro consome e, como consequência, poupar o seu dinheiro.

Aqui estão algumas atitudes simples, mas eficientes para reduzir o consumo do combustível do seu carro.

 

1 – Fazer revisões regulares do carro

Sempre que precisar fazer uma viagem, principalmente longa, é necessário fazer uma revisão geral do seu automóvel, verificando desta forma, em que estado as peças do automóvel se encontram.

 

2 – Manter os pneus em calibragem correta

Antes de realizar uma viagem, o condutor deve consultar o manual do fabricante e verificar se a pressão é aquela recomendada no manual. Esta pressão pode variar de eixo para eixo e da carga a transportada. Isto reduz o consumo do combustível e evita alguns problemas graves resultantes da pressão nos pneus como como o desgaste de todas as peças automóveis.

 

3 – Desligar o carro nos semáforos

Sempre que estiver parado num semáforo, desligue o motor do carro para não queimar o combustível desnecessariamente. Quando se mantem o motor ligado, enquanto o carro está ligado, ele continua a consumir combustível.

 

4 – Sempre conduza quando necessário

A melhor forma de reduzir o consumo do combustível é conduzir sempre que necessário. Use o seu carro quando realmente precisa. No caso de deslocar em pequenas distâncias, a melhor opção é caminhar, desta forma estará, não só a poupar o seu combustível, mas também a realizar exercícios físicos. 

 

5 – Mantenha as janelas fechadas

Mantendo as janelas abertas enquanto dirige o seu veiculo, aumenta a resistência ao vento do carro, exigindo o carro a consumir mais o combustível para compensar a velocidade requerida. No caso de estiver a se movimentar a velocidades baixas, pode manter as janelas abertas.

 

6 – Troque filtros e lubrificantes no prazo correto

Verificar o nível do óleo semanalmente e substituir o lubrificante e/ou o filtro no prazo ou quilometragem recomendada pelo fabricante. O filtro de óleo é substituído em cada troca do lubrificante.

Quando não se realiza a lubrificação adequada, aumenta-se o atrito das partes internas do motor, resultando no desgaste das peças e no aumento do consumo do combustível.

 

7 – Manter a tampa do tanque do combustível bem apertada bem apertada

Quando você não fecha bem a tampa do tanque, boa parte do combustível evapora. razão pela qual você pode não estar obtendo a quilometragem esperada é porque não há tanta gasolina no tanque quanto você pensa.

 

8 – Acelerar e travar de forma constante

Sempre que estiver a dirigir, aplique pressão constante e consistente no pedal do acelerador do carro. Um pé pesado sempre resultará em redução da quilometragem e baixo consumo de combustível.

 

9 – Minimizar o uso do ar condicionado

Use o ar condicionado com moderação. Use só quando necessário. O Uso do ar condicionado aumenta o consumo do combustível em 20%. Por isso, estacione sempre o seu carro na sombra e desligue o ar condicionado quando estiver chegando no seu destino.

 

10 – Reduzir o peso no carro

Cada 45 Kg adicionais em um veículo equivalem a um aumento de 1% a 2% no consumo de combustível. Por isso pense bem no que vai realmente precisar antes de dirigir de seu carro. Não coloque o que você não vai precisar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Países Mais Desenvolvidos da África

  Todos anos, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas publica um relatório que apresenta os índices e indicadores de desenvolvimento humano. O relatório dá uma visão geral do estado de desenvolvimento ao nível mundial, o que ajuda a identificar melhorias nas nações incluindo nos países em desenvolvimento. Para determinar o desenvolvimento de um país, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados coletados são usados para classificar os países em função da expectativa da vida e saúde, padrão de vida, crescimento econômico e educação. O IDH é classificado num intervalo de 0 a 1 da seguinte forma: desenvolvimento humano baixo (0 – 0.55), desenvolvimento humano médio (0.55 – 0.70), desenvolvimento humano alto (0.70 – 0.80) e desenvolvimento humano muito alto (0.80 – 1.0).  Abaixo mostra-se o Top 10 Países mais Desenvolvidos da África   1 - Seicheles IDH: 0.801 PIB: 1.486 bilhões USD PIB per capita:...

Melhores Jogadores Africanos Na História da NBA

A NBA é uma sigla que significa National Basketball Association (Associação nacional de Basquete), é uma liga norte americana de basquete masculina, a melhor do mundo. Esta liga é composta por apenas clubes dos Estados Unidos e um do Canada, porém, vários jogadores de diferentes países do mundo participam nessa liga. Uma parcela significante dos jogadores da NBA é composta por jogadores africanos. O futebol ainda continua o principal desporto praticado na África, mas o basquete tem evoluído de forma significativa no continente.   Países africanos já têm suas próprias ligas de basquete onde vários jovens competem e os recrutadores da liga norte americana veem procurar por jogadores com grande potencial. Vários jogadores que já passaram pela NBA provaram que o continente não é só bom, mas é muito bom em basquete e atualmente servem de inspiração para vários jovens não só na África, mas em todo mundo.   Aqui Estão Os Melhores Jogadores Africanos Na História Da NBA ...

MELHORES PRATOS AFRICANOS QUE VOCÊ DEVERIA PROVAR

  Arroz jollof - África Ocidental Arroz jollof é um prato preparado e consumido na África Ocidental, os principais países onde este prato é preparado são Nigéria , Senegal e Gana, onde existe uma rivalidade entre eles de quem prepara melhor o prato. Os principais ingredientes deste prato são: arroz, tomate, cebola e pimenta e servido com carne vaca ou cabrito ou peixe. Frango é um outro acompanhante de arroz Jollof Devido ao uso de massa de tomate e azeite de dendê, o prato é sempre de cor avermelhada. A receita e o nome podem variar de região em região.   Ugali - África Oriental Ugali, também conhecido com nsima ou sadza, é um prato típico da África Oriental feito com farinha de milho ou de mandioca e servido com verduras e ensopado de carne ou frango.   Matapa (Ensopado de folha de mandioca) - Moçambique Matapa é um prato preparado em Moçambique. Este prato clássico consiste em folhas de mandioca piladas cozidas em leite de coco, com castanha de caju. Gera...