Pular para o conteúdo principal

Análise de Elementos Finitos (FEA) e Análise Fluidodinâmica Computacional (CDF)

Engenheiros utilizam vários tipos de métodos analíticos para resolver problemas estruturais, seja para calcular a deflexão de uma viga ou a tensão em uma placa plana, mas geralmente enfrentam problemas que não podem ser resolvidos usando métodos analíticos tradicionais, porque a geometria, as cargas ou os materiais do objeto a analisar são muito complexos. 


Análise de Elementos Finitos (FEA)

A Análise de Elementos Finitos (FEA) é a simulação de fenómenos físicos usando um método numérico chamado Método de Elementos Finitos (FEM) que usa o poder computacional para calcular soluções aproximadas para esses tipos de problemas, realizando a análise finita de elementos.

A FEA é a aplicação prática do Método de Elementos Finitos (FEM), que é usado por engenheiros e cientistas para modelar matematicamente e resolver numericamente problemas complexos estruturais, de multifísica e fluidos.

O MEF consiste em dividir o objeto a ser analisado em um número de pequenos elementos que são conectados entre si em nós e resolver as equações que regem o fenômeno físico em questão para cada uma dessas partes. O processo de dividir o objeto em pequenos elementos é chamado de discretização e a coleção de nós e os pequenos elementos é chamada de malha.

Os cálculos são executados para cada elemento ou ponto da malha e, em seguida, combinados para formar o resultado final geral da estrutura.

Vários tipos de formatos de elementos podem ser usados, mas os mais usados são triangulares, quadrangulares e em linha.

Os formatos triangulares são bons para modelar formas estranhas embora os formatos quadrangulares tendem a ter um bom desempenho.

Este método consiste na resolução numérica de equações diferencias parciais (EDPs) para cada elemento do objeto a analisar por meio da discretização.

Este método é amplamente usado em praticamente todas as áreas de engenharia. Pode ser usado, por exemplo, para verificar se os componentes do satélite sobreviverão às condições de lançamento ou para otimizar o design de componentes de um automóvel, como o braço de controle inferior da superfície do carro. Também pode ser usado para realizar análise de escoamento de fluidos, transferência de calor e problemas relacionados com eletromagnetismo. 

Assista o vídeo a seguir para melhor compreensão

 

Análise Fluidodinâmica Computacional (CFD)

Análise Fluidodinâmica Computacional (CFD) é um método que consiste na simulação e análise de escoamento de fluidos usando métodos numéricos para obter soluções aproximadas. Este método permite analisar problemas complexos envolvendo a interação entre fluidos (líquido-líquido, líquido-gás, líquido-sólido e sólido-gás).

Esse fenômeno é descrito pelas equações de Navier-Stokes que, exceto para escoamentos muito simples, não podem ser resolvidas de modo analítico. O CFD assume, então, posto de destaque na resolução desses problemas, reduzindo a necessidade de prototipagem e testes em escala, como, por exemplo, em túneis de vento.

A mecânica dos fluidos utiliza as equações diferenciais parciais para explicar as leis de escoamento dos fluidos, o CFD transforma essas equações diferencias parciais em equações algébricas e é capaz de resolver essas equações numéricas de forma eficiente.

O CFD é amplamente usado em áreas de engenharia como aerodinâmica e hidrodinâmica, onde as quantidades como sustentação e arraste ou propriedades como pressão, temperatura e velocidade são avaliadas. 

Assista o vídeo a seguir para melhor compreensão 


A principal diferença entre FEA e CFD reside no facto de o CFD ser usado exclusivamente para resolver problemas relacionados com mecânica dos fluidos e FEA é geralmente usado para resolução de problemas estruturais, mas também pode ser usado para resolução de problemas de escoamento de fluidos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Países Mais Desenvolvidos da África

  Todos anos, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas publica um relatório que apresenta os índices e indicadores de desenvolvimento humano. O relatório dá uma visão geral do estado de desenvolvimento ao nível mundial, o que ajuda a identificar melhorias nas nações incluindo nos países em desenvolvimento. Para determinar o desenvolvimento de um país, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados coletados são usados para classificar os países em função da expectativa da vida e saúde, padrão de vida, crescimento econômico e educação. O IDH é classificado num intervalo de 0 a 1 da seguinte forma: desenvolvimento humano baixo (0 – 0.55), desenvolvimento humano médio (0.55 – 0.70), desenvolvimento humano alto (0.70 – 0.80) e desenvolvimento humano muito alto (0.80 – 1.0).  Abaixo mostra-se o Top 10 Países mais Desenvolvidos da África   1 - Seicheles IDH: 0.801 PIB: 1.486 bilhões USD PIB per capita:...

Melhores Jogadores Africanos Na História da NBA

A NBA é uma sigla que significa National Basketball Association (Associação nacional de Basquete), é uma liga norte americana de basquete masculina, a melhor do mundo. Esta liga é composta por apenas clubes dos Estados Unidos e um do Canada, porém, vários jogadores de diferentes países do mundo participam nessa liga. Uma parcela significante dos jogadores da NBA é composta por jogadores africanos. O futebol ainda continua o principal desporto praticado na África, mas o basquete tem evoluído de forma significativa no continente.   Países africanos já têm suas próprias ligas de basquete onde vários jovens competem e os recrutadores da liga norte americana veem procurar por jogadores com grande potencial. Vários jogadores que já passaram pela NBA provaram que o continente não é só bom, mas é muito bom em basquete e atualmente servem de inspiração para vários jovens não só na África, mas em todo mundo.   Aqui Estão Os Melhores Jogadores Africanos Na História Da NBA ...

MELHORES PRATOS AFRICANOS QUE VOCÊ DEVERIA PROVAR

  Arroz jollof - África Ocidental Arroz jollof é um prato preparado e consumido na África Ocidental, os principais países onde este prato é preparado são Nigéria , Senegal e Gana, onde existe uma rivalidade entre eles de quem prepara melhor o prato. Os principais ingredientes deste prato são: arroz, tomate, cebola e pimenta e servido com carne vaca ou cabrito ou peixe. Frango é um outro acompanhante de arroz Jollof Devido ao uso de massa de tomate e azeite de dendê, o prato é sempre de cor avermelhada. A receita e o nome podem variar de região em região.   Ugali - África Oriental Ugali, também conhecido com nsima ou sadza, é um prato típico da África Oriental feito com farinha de milho ou de mandioca e servido com verduras e ensopado de carne ou frango.   Matapa (Ensopado de folha de mandioca) - Moçambique Matapa é um prato preparado em Moçambique. Este prato clássico consiste em folhas de mandioca piladas cozidas em leite de coco, com castanha de caju. Gera...