Domo de Ferro ou Cúpula de Ferro é um sistema projetado foi projetado para intercetar e destruir mísseis de curto alcance e bombas de artilharia disparadas de distâncias de 4 a 70 quilômetros e cuja trajetória seja áreas povoadas em quaisquer condições ambientais. O sistema foi desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems, uma empresa israeliana.
As primeiras baterias do Domo de Ferro forma instaladas em março de 2011 perto da cidade israelense de Bersabé, 40 Km da faixa de Gaza. Vários outros foram implementados desde então.
De acordo com especialistas militares, cerca de 13 de sistema de Domo de Ferro são necessários para proteger o Israel. Artilharia do inimigo disparada de um raio de 70 Km é detetado pelo sistema de rastreamento móvel do sistema de defesa. Neste caso, o tipo de míssil é identificado, o seu caminho é monitorado e os dados são enviados para uma unidade de gerenciamento e controle de armas calcula o provável ponto de impacto. No caso de o míssil estiver se dirigindo para áreas povoadas ou construídas, o sistema irá interceptar.
O sistema deve ser rápido pois, dependendo da distância em relação à Faixa de Gaza, só restam de 15 a 90 segundos para o Israel se proteger de um foguete em pleno voo.
Moshe Patel, diretor da organização antimísseis israelense, declarou que até janeiro de 2021, cerca de dez anos, o sistema interceptou cerca de 2400 disparos e que, de acordo com o fabricante, o sistema de Domo de Ferro possui uma eficiência de 90%.
Devido a elevados custos do sistema, de 66 mil euros por cada disparo, ele é só usado para interceptar misseis que caíram em áreas habitadas.
Comentários
Postar um comentário