Arroz jollof - África Ocidental
Arroz jollof é um prato preparado e consumido na África Ocidental, os principais países onde este prato é preparado são Nigéria, Senegal e Gana, onde existe uma rivalidade entre eles de quem prepara melhor o prato.
Os principais ingredientes deste prato são: arroz, tomate, cebola e pimenta e servido com carne vaca ou cabrito ou peixe. Frango é um outro acompanhante de arroz Jollof
Devido ao uso de massa de tomate e azeite de dendê, o prato é sempre de cor avermelhada. A receita e o nome podem variar de região em região.
Ugali - África Oriental
Ugali, também conhecido com nsima ou sadza, é um prato típico da África Oriental feito com farinha de milho ou de mandioca e servido com verduras e ensopado de carne ou frango.
Matapa (Ensopado de folha de mandioca) - Moçambique
Matapa é um prato preparado em Moçambique. Este prato clássico consiste em folhas de mandioca piladas cozidas em leite de coco, com castanha de caju. Geralmente contém frutos do mar como camarão ou caranguejo.
O prato é normalmente servido com xima (ugali) ou arroz.
Caldo ofada (Ayamase) - Nigéria
É um prato típico da Nigéria e é normalmente acompanhado com arroz local conhecido com arroz ofada. Os seus principais ingredientes são: óleo de palma, alfarroba fermentada e pimentão.
Fufu com caldeirada de amendoim e quiabo - Nigéria
É um prato servido na África Ocidental em que os seus principais componentes são mandioca picada servida com guisado de amendoim picante e quiabo, várias variações deste prato são servidas na África Ocidental. Um verdadeiro clássico.
Bunny Chow- África do Sul
É um prato típico da culinária da África do Sul que foi inventado por imigrantes indianos trazidos para trabalhar nas plantações de cana de açúcar na província de KwaZulu-Natal no século XIX. Este prato foi inventado por eles devido a necessidade de transportar as suas refeições de forma segura. Atualmente, é uma das mais populares comidas nas ruas de Durban.
Este prato é composto por carril de carne, peixe ou vegetais, servido dentro duma forma de pão esvaziada do miolo e acompanhada de achar.
Moin Moin - Nigéria
É um prato nigeriano de pudim de feijão cozido no vapor feito de ervilhas, cebolas e uma combinação de pimentas moídas. É um prato versátil que pode ser acompanhado com peixe defumado, carne enlatado ou ovos cozidos para adicionar ao sabor. Este prato pode ser consumido sozinho, com pão ou com arroz.
Thieboudienne - Senegal
É um prato tradicional preparado com arroz, peixe e tomate molho de tomate e é temperado com cebola temperada, cenoura, couve, mandioca e óleo de amendoim. Curiosamente, um prato do sul americano chamado Savannah red rice, é muito semelhante - muitos acreditam que foi levado para o novo mundo.
Cachupa – Cabo Verde
Cachupa de Cabo Verde é um caldo de milho cozido lentamente, mandioca, batata doce, peixe ou carne. É comumente referido como o prato nacional do país e nove em cada dez ilhas habitadas têm sua própria versão da cachupa.
Superkanja – Gambia
Este é um guisado de quiabo
gambiano nutritivo e saboroso com sua combinação de folhas verdes, como
espinafre, couve, quiabo e folhas de batata-doce. Combinado com cebola, pimenta
malagueta e peixe ou carne, variações deste prato são encontradas em toda a
África Ocidental
Efo riro – Nigéria
Efo riro é um prato rico iorubá preparado com vegetais, peixe, feijão e óleo de palma junto com folhas verdes. Todos esses ingredientes fazem uma sopa muito saudável.
Comentários
Postar um comentário