Pular para o conteúdo principal

Como Funciona A internet


Você já se perguntou alguma vez como um email ou uma mensagem do Facebook que você recebeu chegou até você.  Muitos de nós sabemos como utilizar a internet, mas não sabemos como é que ela funciona. Entender como a internet funciona parece uma tarefa difícil, mas não é bem assim. Neste artigo você entenderá de forma clara e objetiva como a internet funciona e como ela chega ao seu celular ou computador.

 

O que é internet?

A internet é uma gigantesca rede de computadores interligados entre si. É um conjunto de redes de comutadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum. O objetivo final da internet é de fornecer informações.

Os computadores conectam-se uns aos outros e à internet por meio de fios, cabos, ondas de rádio e outros tipos de infraestrutura de rede. Os dados enviados pela internet são traduzidos em pulsos de luz ou de eletricidade, também chamados de “bits”, e estes por sua vez são interpretados pelo computador recetor, esses bits são conduzidos pelos fios, cabos e ondas de rádio a velocidade da luz.

 

Princípio de funcionamento

A internet é composta por computadores comuns e computadores especiais que são chamados de servidores, que são computadores com grande poder de processamento de dados e conexões de alta velocidade e todas as páginas da web são arquivos no disco rígido do servidor.  

Para facilitar a compreensão, vamos considerar a internet como um fio composto por vários roteadores (computadores especiais que garantem que a mensagem enviada por um determinado computador chegue ao computador destinatário corretamente). O servidor está diretamente ligado a este fio.

O computador ou telefone que usamos são chamados de clientes porque ligam-se indiretamente ao “fio” ou internet por meio de um Provedor de Serviço de Internet (ISP em inglês).  Um ISP é uma empresa que faz a gerência de alguns roteadores especiais que são conectados e podem também conectar-se a roteadores de outros ISP.

Para facilitar a conexão entre dois computadores ou mais, a internet utiliza uma série de protocolos criados para que os dados não se percam no meio do caminho. O protocolo mais importante é o TCP/IP. Cada servidor computador possui um único endereço de identificação, que se chama "Endereço IP" (onde IP, do inglês Internet Protocol, significa Protocolo de Internet). Este é um endereço composto por uma série de 4 números separados por pontos, por exemplo: 192.168.2.10. Esses endereços ajudam os computadores a se encontrarem.

Este endereço é muito difícil de se lembrar, para tornar as coisas fáceis, apelidamos aos endereços IP nomes que facilmente podemos lembrar, chamados de nome de domínio. Por exemplo, google.com é um nome de domínio usado para "apelidar" o endereço 173.194.121.32. Então, usando o nome de domínio é uma forma mais simples de encontrar um computador na Internet.

Um comutador ou qualquer outro dispositivo conecta-se à web por meio de um modem ou roteador. O roteador permite que vários computadores se conectem a mesma rede e o modem permite que o computador ou telefone se conecte ao ISP.

Quando pesquisamos um site, o pedido é enviado para o ISP que se conecta a vários servidores que armazenam e enviam dados como NAP Server (Network Access Protection) e DNS (Domain Name Server). Em seguida, o navegador procura o endereço IP do nome do domínio que digitamos na pesquisa por meio de DNS. O DNS então traduz o nome do domínio baseado em texto que digitamos no navegador em um endereço IP baseado em número.

Por exemplo, o Google.com transforma-se me 64.233.191.255

O navegador envia uma solicitação de Hypertext Transfer Protocol (HTTP) ao servidor de destino para enviar uma cópia do site ao seu navegador usando TCP / IP. O servidor então aprova a solicitação e envia uma mensagem “200 OK” para o seu computador. Em seguida, o servidor envia arquivos do site para o navegador na forma de pacotes de dados.

Conforme seu navegador remonta os pacotes de dados, o site é carregado, permitindo que você aprenda, compre, navegue e se envolva.

Quando enviamos uma mensagem, o IP divide ela em várias partes que são chamadas de pacotes, essas partes são enviadas um a um e passam por milhares de cabos e roteadores até achar o destinatário correto, tudo isso em um piscar de olho. Quando a informação chega ao destinatário, ela chega dividida e desorganizada, é neste momento que entra o protocolo TCP, que tem a função de montar os pacotes de forma a obter a informação enviada devidamente. No caso de estiver a faltar alguma parte da informação, o protocolo TCP informa ao IP de modo que ele volte ao remetente e reenvia a parte em falta. A interligação de rede é muito grande de tal modo que se um cabo se interromper ou estiver congestionado, a informação chega ao mesmo destino por milhares de rotas alternativas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Países Mais Desenvolvidos da África

  Todos anos, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas publica um relatório que apresenta os índices e indicadores de desenvolvimento humano. O relatório dá uma visão geral do estado de desenvolvimento ao nível mundial, o que ajuda a identificar melhorias nas nações incluindo nos países em desenvolvimento. Para determinar o desenvolvimento de um país, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados coletados são usados para classificar os países em função da expectativa da vida e saúde, padrão de vida, crescimento econômico e educação. O IDH é classificado num intervalo de 0 a 1 da seguinte forma: desenvolvimento humano baixo (0 – 0.55), desenvolvimento humano médio (0.55 – 0.70), desenvolvimento humano alto (0.70 – 0.80) e desenvolvimento humano muito alto (0.80 – 1.0).  Abaixo mostra-se o Top 10 Países mais Desenvolvidos da África   1 - Seicheles IDH: 0.801 PIB: 1.486 bilhões USD PIB per capita:...

Melhores Jogadores Africanos Na História da NBA

A NBA é uma sigla que significa National Basketball Association (Associação nacional de Basquete), é uma liga norte americana de basquete masculina, a melhor do mundo. Esta liga é composta por apenas clubes dos Estados Unidos e um do Canada, porém, vários jogadores de diferentes países do mundo participam nessa liga. Uma parcela significante dos jogadores da NBA é composta por jogadores africanos. O futebol ainda continua o principal desporto praticado na África, mas o basquete tem evoluído de forma significativa no continente.   Países africanos já têm suas próprias ligas de basquete onde vários jovens competem e os recrutadores da liga norte americana veem procurar por jogadores com grande potencial. Vários jogadores que já passaram pela NBA provaram que o continente não é só bom, mas é muito bom em basquete e atualmente servem de inspiração para vários jovens não só na África, mas em todo mundo.   Aqui Estão Os Melhores Jogadores Africanos Na História Da NBA ...

MELHORES PRATOS AFRICANOS QUE VOCÊ DEVERIA PROVAR

  Arroz jollof - África Ocidental Arroz jollof é um prato preparado e consumido na África Ocidental, os principais países onde este prato é preparado são Nigéria , Senegal e Gana, onde existe uma rivalidade entre eles de quem prepara melhor o prato. Os principais ingredientes deste prato são: arroz, tomate, cebola e pimenta e servido com carne vaca ou cabrito ou peixe. Frango é um outro acompanhante de arroz Jollof Devido ao uso de massa de tomate e azeite de dendê, o prato é sempre de cor avermelhada. A receita e o nome podem variar de região em região.   Ugali - África Oriental Ugali, também conhecido com nsima ou sadza, é um prato típico da África Oriental feito com farinha de milho ou de mandioca e servido com verduras e ensopado de carne ou frango.   Matapa (Ensopado de folha de mandioca) - Moçambique Matapa é um prato preparado em Moçambique. Este prato clássico consiste em folhas de mandioca piladas cozidas em leite de coco, com castanha de caju. Gera...