Você já se perguntou alguma vez como um email ou uma mensagem do Facebook que você recebeu chegou até você. Muitos de nós sabemos como utilizar a internet, mas não sabemos como é que ela funciona. Entender como a internet funciona parece uma tarefa difícil, mas não é bem assim. Neste artigo você entenderá de forma clara e objetiva como a internet funciona e como ela chega ao seu celular ou computador.
O que é internet?
A internet é uma gigantesca rede de computadores interligados entre si. É um conjunto de redes de comutadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum. O objetivo final da internet é de fornecer informações.
Os computadores conectam-se uns aos outros e à internet por meio de fios, cabos, ondas de rádio e outros tipos de infraestrutura de rede. Os dados enviados pela internet são traduzidos em pulsos de luz ou de eletricidade, também chamados de “bits”, e estes por sua vez são interpretados pelo computador recetor, esses bits são conduzidos pelos fios, cabos e ondas de rádio a velocidade da luz.
Princípio de funcionamento
A internet é composta por computadores comuns e computadores especiais que são chamados de servidores, que são computadores com grande poder de processamento de dados e conexões de alta velocidade e todas as páginas da web são arquivos no disco rígido do servidor.
Para facilitar a compreensão, vamos considerar a internet como um fio composto por vários roteadores (computadores especiais que garantem que a mensagem enviada por um determinado computador chegue ao computador destinatário corretamente). O servidor está diretamente ligado a este fio.
O computador ou telefone que usamos são chamados de clientes porque ligam-se indiretamente ao “fio” ou internet por meio de um Provedor de Serviço de Internet (ISP em inglês). Um ISP é uma empresa que faz a gerência de alguns roteadores especiais que são conectados e podem também conectar-se a roteadores de outros ISP.
Para facilitar a conexão entre dois computadores ou mais, a internet utiliza uma série de protocolos criados para que os dados não se percam no meio do caminho. O protocolo mais importante é o TCP/IP. Cada servidor computador possui um único endereço de identificação, que se chama "Endereço IP" (onde IP, do inglês Internet Protocol, significa Protocolo de Internet). Este é um endereço composto por uma série de 4 números separados por pontos, por exemplo: 192.168.2.10. Esses endereços ajudam os computadores a se encontrarem.
Este endereço é muito difícil de se lembrar, para tornar as coisas fáceis,
apelidamos aos endereços IP nomes que facilmente podemos lembrar, chamados de nome de domínio. Por exemplo, google.com
é um nome de domínio usado para "apelidar" o endereço 173.194.121.32.
Então, usando o nome de domínio é uma forma mais simples de encontrar um
computador na Internet.
Um comutador ou qualquer outro dispositivo conecta-se à web por meio de um modem ou roteador. O roteador permite que vários computadores se conectem a mesma rede e o modem permite que o computador ou telefone se conecte ao ISP.
Quando pesquisamos um site, o pedido é enviado para o ISP que se conecta a vários servidores que armazenam e enviam dados como NAP Server (Network Access Protection) e DNS (Domain Name Server). Em seguida, o navegador procura o endereço IP do nome do domínio que digitamos na pesquisa por meio de DNS. O DNS então traduz o nome do domínio baseado em texto que digitamos no navegador em um endereço IP baseado em número.
Por exemplo, o Google.com transforma-se me 64.233.191.255
O navegador envia uma solicitação de Hypertext Transfer Protocol (HTTP) ao servidor de destino para enviar uma cópia do site ao seu navegador usando TCP / IP. O servidor então aprova a solicitação e envia uma mensagem “200 OK” para o seu computador. Em seguida, o servidor envia arquivos do site para o navegador na forma de pacotes de dados.
Conforme seu navegador remonta os pacotes de dados, o site é carregado, permitindo que você aprenda, compre, navegue e se envolva.
Quando enviamos uma mensagem, o IP divide ela em várias partes que são chamadas de pacotes, essas partes são enviadas um a um e passam por milhares de cabos e roteadores até achar o destinatário correto, tudo isso em um piscar de olho. Quando a informação chega ao destinatário, ela chega dividida e desorganizada, é neste momento que entra o protocolo TCP, que tem a função de montar os pacotes de forma a obter a informação enviada devidamente. No caso de estiver a faltar alguma parte da informação, o protocolo TCP informa ao IP de modo que ele volte ao remetente e reenvia a parte em falta. A interligação de rede é muito grande de tal modo que se um cabo se interromper ou estiver congestionado, a informação chega ao mesmo destino por milhares de rotas alternativas.
Comentários
Postar um comentário