Gerações de telefones celulares
Primeira Geração, 1G – Esta foi a primeira geração de telefones, usava uma tecnologia análoga, os telefones tinham problemas de bateria, geralmente estavam fraca, a qualidade da voz não era muito boa não tinha muita segurança, com maior chance de ocorrerem ligações perdidas. Opera nas faixas de 800MHz. Esta tecnologia foi introduzida na década de 1980 e continuaram até serem substituídos pela Segunda Geração 2G.
Segunda Geração, 2G – A necessidade de melhor a qualidade de comunicação fez surgir a tecnologia 2G em 1991. A principal diferença entre as tecnologias 1G e 2G é de que a primeira usa sinais de rádio analógicos e a segunda digitais. Esta tecnologia mostrou ser melhor porque apresentava uma codificação de voz mais poderosa, maior eficiência espetral, melhor qualidade de voz, facilidade a comunicação de dados e criptografia e fornecia pequenos serviços de dados como sms e mms. Permitiu navegar na internet com baixa velocidade (20kbits a 50kbits). Esta tecnologia opera nas frequências de 900MHz, 1800MHz e 1900MHz.
Terceira Geração, 3G – A tecnologia surgiu em 2001, usava a tecnologia UMTS baseada no sistema Europeu, a sua frequência de operação encontra-se na faixa de 2.1 GHz, a velocidade opera entre 384kbits a 2Mbits, o que representa um aumento significativo no trafego de dados em relação a 2G. Esta tecnologia mantém a compatibilidade com as redes 2G. A 3G foi introduzida com objetivo de facilitar uma maior capacidade de voz e dados, suportar uma gama mais ampla de aplicações e aumentar a transmissão de dados a um custo menor.
Quarta Geração, 4G – Esta tecnologia utiliza MIMO (Multiple Input Multiple Output) e OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Os dois padrões 4G importantes são WiMAX (agora extinguiu-se) e LTE (Long Term Evolution) que é uma série de atualizações para a tecnologia UMTS existente. A velocidade máxima de uma rede 4G quando o dispositivo está em movimento é de 100 Mbps ou 1 Gbps para comunicação de baixa mobilidade ou quando em repouso.
Quinta Geração, 5G – Esta tecnologia ainda está a ser desenvolvida e alguns planos para essa tecnologia incluem melhor consumo da bateria, cobertura sem geral aprimorada, maior densidade de comunicação. Espera-se obter maiores velocidade de cerca de 35.46 Gbps, que é 35 vezes mais rápida do que 4G.
As tecnologias a serem usadas são Massive MIMO , Millimeter Wave Mobile Communications, etc.
Comentários
Postar um comentário