Os softwares na engenharia são ferramentas essenciais para engenheiros, gestores de projectos e estudantes. Os softwares permitem realizar análises, simulações do projecto de engenharia e manufatura, reduzindo o tempo de realização do projeto, erros e permitem uma fácil realização e apresentação de dos detalhes de projetos.
É por esta razão que engenheiros e técnicos devem ser capazes de usar essas ferramentas. Existem vários tipos de softwares no mercado que podem ser usados em engenharia, mas a questão é: como escolher um software adequado para o seu projeto? Os softwares usados na engenharia são divididos em três categorias: software para desenho, para análise e simulação e para programação
Neste blog irei apresentar alguns dos melhores softwares utlizados na engenharia para facilitar a sua escolha antes de começar a realizar o seu projeto.
AutoCAD
Saber usar AutoCAD é pré-requisito para todos os engenheiros. O AutoCAD é usado principalmente para elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D), pertence a família CAD. Este software ajuda a criar desenhos técnicos a serem aplicados durante o processo de construção.
O AutoCAD também efetua cálculos estruturais, interpreta desenhos e contribui com a redução de erros no projeto final. Este software é usado por diferentes profissionais de diferentes áreas como arquitetura, construção civil, engenharia, engenharia mecânica, indústria automobilística e outras semelhantes. Existem outras versões do AutoCAD como AutoCAD Mechanical, AutoCAD Civil AutoCAD Electrical e AutoCAD Architecture.
Clique aqui para instalar o AutoCAD
Assiste o vídeo a seguir para ver como se faz um desenho no AutoCADSolidworks
É um software de computação gráfica que permite a criação de objetos com modelagem em 3D para design e criação de produtos, pertence a família CAD. Ele contém componentes mecânicos, de máquinas, elétricos e eletrónicos usados para projetar e construir elementos mecânicos, elétricos e de software.
É um software fácil de usar e intuitivo, oferece várias ferramentas para desenvolvimento de projetos e criação de produtos que contribuem para o aumento da produtividade e para finalização do projeto mais rapidamente.
O software permite visualizar o produto por dentro e por fora, fazer simulações para testar resistência dos componentes, identificar falhas no produto, avaliar os impactos ambientais, gerenciar dados e outros.
O SOLIDWORKS é usado por engenheiros mecânicos, elétricos e eletrônicos para formar um projeto conectado. O conjunto de programas visa manter todos os engenheiros em comunicação e capazes de responder às necessidades ou mudanças de design.
Clique aqui para instalar o SOLIDWORKS
Assiste o vídeo a seguir para ver como se faz um desenho com SOLIDWORKS
CATIA
CATIA significa Computer Aided Three-Dimensional Interactive Application (Aplicativo interativo tridimensional auxiliado por computador). Este software incorpora CAD (Computer Aided Design), CAE (Computer-AidedEngineering) e CAM (Computer-Aided Manufacture). É usado para realizar desenhos tridimensionais e simular, analisar e projetar produtos.
CATIA trata da modelagem e simulação de sistemas integrados e complexos para uso na indústria automotiva, aeroespacial, robótica e de processos.
CATIA é um dos principais softwares usados para para realizar impressões em 3D de acordo com projeções e coordenadas nas mais variadas formas. Permite desenhar peças mecânicas, modelagem de montagem, modelagem de superfície, análise finita de elementos (FEA), design de peça de chapa metálica e criação de desenhos de engenharia.
Com este software é possível realizar, por exemplo, protótipos de produtos específicos com detalhes inovadores, ganhando rapidez, agilidade e diminuição de custos.
Clique aqui para instalar o CATIA
Assiste o vídeo a seguir para ver como se faz um desenho com CATIA
Ansys
Ansys é um software de análise finita de elementos extremamente poderoso usado para simulação de estruturas com qualquer formato e design em 3D, modelos eletrónicos, ou componentes de máquinas para analisar a resistência, dureza, distribuição da temperatura, elasticidade, eletromagnetismo, escoamento de fluidos, tenacidade e outras propriedades.
O processo de simulação é muito complexo, o que requer um conhecimento profundo deste software. Os materiais também são suportados pelo Ansys com muitas especificações que podem permitir que você crie novos materiais facilmente.
Os pontos mais fortes deste software é a aerodinâmica e hidráulica. É um software adequado para engenheiros mecânicos.
Clique aqui para instalar o Ansys
Assiste o vídeo a seguir para ver como se usa o Ansys
Matlab
O nome MATLAB vem de Matrix Laboratory, é um software altamente poderoso de programação e computação numérica usado para analisar dados, desenvolver algoritmos e criar modelos. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamentos de sinais e construção de gráficos com facilidades de computação, visualização e programação, dentro de um ambiente amigável e de fácil aprendizado.
O MATLAB tem como elemento básico de informação uma matriz que não requer dimensionamento, o que permite que a resolução de exercícios seja uma fração de tempo menor do que aquela que se gastaria na resolução de problemas usando outras linguagens de programação e as soluções dos problemas são expressas quase exatamente como elas são escritas matematicamente.
Como os elementos básicos da linguagem deste software são as matrizes e vetores, é necessário que esses elementos e suas operações sejam bem entendidos para que se obter o melhor do MATLAB.
MATLAB é um software usado por engenheiros e cientistas para analisar e projetar sistemas e produtos.
Clique aqui para instalar o MATLAB
Assiste o vídeo a seguir para ver como se usa MATLAB
Python
É uma linguagem de programação de alto nível (high level language), dinâmica, interpretada, modular, multiplataforma e orientada a objetos. Python é uma linguagem de propósito geral usado bastante em ciências de dados, aprendizado de máquinas, desenvolvimento de web, desenvolvimento de aplicativos, automação de scripts e mais
Python é uma linguagem se sintaxe relativamente simples e de fácil compreensão, razão pela qual ganhou popularidade entre profissionais da indústria tecnológica que não são especificamente programadores, como engenheiros, matemáticos, cientistas de dados, pesquisadores e outros.
Por exemplo, o python pode ser usado por
engenheiros mecânicos para análise numérica, termodinâmica, CFD, análise de vibrações
e dinâmica de sistemas, simulação e engenharia de modelagem, etc. As indústrias
mecânica e automobilística usam python para automatizar tarefas.
Clique aqui para instalar o Python
Assiste o vídeo a seguir para ver como se usa Python
Excel
Excel ou Microsoft Excel é um editor de planilhas para analisar e organizar dados e realizar análises financeiras. O Excel é usado para análise de dados, gestão de dados, análise financeira, criação de gráficos, programação, gerenciamento de tempo, gestão de tarefas, modelagem financeira, gestão de relacionamento com cliente, etc.
O Excel é uma ferramenta ótima para os engenheiros, pois ele é capaz de lidar com equações e tabelas de dados. E você pode combinar essas duas funcionalidades para criar modelos de engenharia poderosos, procurando dados de tabelas e puxando-os para cálculos.
Excel é um aplicativo do pacote Microsoft Office, ele pode já estar instalado no seu dispositivo ou você pode baixar e instalar o pacote clicando aqui.
O vídeo abaixo mostra algumas dicas de como usar o Excel para iniciantes.
Outros softwares importantes
SketchUp (Engenharia Civil)
Revit (Engenharia Civil)
SAP2000 (Engenharia Civil)
MDSolids (Engenharias Civil e Mecânica)
Fusion 360 (Engenharia Mecânica)
Inventor (Engenharia Mecânica)
TurboCAD Deluxe (Engenharia Mecânica)
Rhino (Engenharia Mecânica)
PSCAD (Engenharia Elétrica)
ETAP (Engenharia Elétrica)
Multisim (Engenharia Elétrica)
PSS/E (Engenharia Elétrica)
Chemstations CHEMCAD (Engenharia Química)
ASPEN HYSYS & ASPEN PLUS (Engenharia Química)
Simulink (Engenharia Química, Elétrica e Mecânica)
Comentários
Postar um comentário